quarta-feira, 17 de novembro de 2010

"HAPPY BIRTHDAY TO YOU..."



Hoje é dia 17/11, um dia importante para uma pessoa especial. Artur completa hoje 28 anos e infelizmente não poderei estar com ele nesta comemoração, o que há tempos já era esperado.

Resolvi dedicar meu post de hoje para ele não só porque é uma data comemorativa, mas porque ARTUR É PARTE IMPRESCINDÍVEL DE MINHA VIDA E DESSA MINHA JORNADA NO CEARÁ. Jamais teria vindo para cá se não contasse com seu apoio, incentivo, paciência e carinho. Em todas as jornadas dos últimos 8 anos ele sempre esteve comigo: faculdade, trabalho, na doença de minha mãe, nos bons e maus momentos... quando quis fazer mestrado, concursos, viagens... quando quis casar e depois desistir...tudo ele sempre esteve comigo. Não existe companheiro como ele.


Muitos me perguntam qual a fórmula mágica para se manter uma relação à distância, sempre respondo: confiança!

Confio no que ele diz falar, fazer e pensar... e vice-versa. E apesar de algumas pessoas acharem isso utópico, hipocrisia ou até mesmo ingenuidade de minha parte (o que pode de fato ser), sempre respondo a elas com muita felicidade.

Estou com Artur desde que ele tinha 19 anos e eu 16. Ele é meu primeiro namorado e minha família o adora. Quando decidi vir para o Ceará, não que ele tenha pulado de alegria, e mesmo tendo acabado de desmarcar nosso casamento, que aconteceria em maio deste ano, ele me apoiou.

Ficar longe dele é a parte mais difícil dessa jornada.

Não há uma sé vez que eu vá a um lugar bonito, que eu conheça pessoas legais ou descubra culturas diferentes que eu não pense nele e em como ele iria adorar estar ali. Já disse uma vez aqui: nada tem o mesmo brilho, gosto ou beleza se não se divide com que se ama. Ver casais juntos ou escutar nossas músicas é quase sempre torturante, e sempre ligo para ele quando o desespero bate.

NÃO HÁ PRESENÇA OU COMPANHIA QUE SUSBTITUA A DELE.


Amo ele porque vivo uma história, uma verdade... apesar de alguns até acharem ser uma mentira. Sei dos riscos que eu corria quando vim para cá, e sei que dei um tiro no escuro, mas sabia que se desse certo, meu relacionamento ganharia muito mais força, e cresceríamos ainda mais... mas se não desse certo, poderia perder o que de mais precioso tenho. BINGO! Arrisquei e ganhei!

Fiz o concurso de Parnaíba – PI e passei em 18º de 8 vagas... vivo falando que se me chamassem seria muito difícil para mim, pois um concurso público sempre foi algo com que sonhei. E quando me perguntam se eu tivesse que escolher entre o concurso e Artur, o que eu faria? Sempre respondo: Artur ora! O olhar alheio é de perplexidade, e complemento: É MAIS FÁCIL SE CONSEGUIR UM EMPREGO QUE UM AMOR! Diante dessa ótica, muitos concordam...

Apesar de prós e contras, eiras, beiras e barreiras, tudo caminha bem como sempre, ou melhor do que nunca...

e diante de tudo isso só queria poder dizer (pessoalmente): PARABÉNS E TE AMO!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

"NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS..."

O post de hoje é político, mas não deixará de ser nordestino. No dia 31 de outubro, com o final do 2° turno das eleições 2010, Dilma Rouseff protagonizou um feito histórico: se tornou a primeira mulher presidente do Brasil. Tal feito não se destaca só pelo pioneirismo feminino, mas por permitir a continuação de um projeto político que possibilitou inúmeros avanços nos últimos 8 anos: diminuição da pobreza, mais empregos, maior poder aquisitivo, fortalecimento da economia nacional e menos subalternidade perante o mundo. o Brasil enfim começa a mostrar sua potência e importância perante o mundo, e mais: passou a mostrar à nós, brasileiros, que nós estamos em primeiro lugar.

O nordeste é um exemplo de cenário do investimento social do governos federal. Com um alto índice de pobreza, extrema pobreza, população rural e migração para outros estados(como Rio, SP e Brasília)as políticas públicas contemplaram as principais demandas do povo nordestino.

Programas como o Bolsa Família, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Cisternas, Luz Para Todos, etc, possibilitaram que o homem do campo continuasse em sua terra com a dignidade que lhe é de direito: ele pode produzir, pois o PAA compra a produção da agricultura familiar; o Bolsa Família garante uma renda mínima; as cisternas possibilitam o armazenamento de água; e o Luz Par Todos levou luz ao homem do campo.

Com o aquecimento da economia, o consumo aumentou, o que gerou mais postos de trabalho, contemplando a população urbana. Não à toa, mais de 65% dos votos do nordeste foram para Dilma (maior índice do país).
Ao certo, não há dúvidas de que o melhor para o Brasil foi Dilma (ainda mais diante do fato de que se não fosse PT, seria o PSDB!!!)

Contudo, não podemos fechar os olhos para o que ainda tem de ser feito: 8 anos não mudaram o retrocesso de séculos, mas mais 04 possibilitará a continuação desse novo paradigma de governo.

E vamos em frente, afinal " nunca antes na história desse país..."

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tenho andado meio no limite: limite físico, psiquico e sentimental. Quando penso em tudo que já passei para chegar até meu "hoje", vejo que cresci muito como pessoa, mas me vejo remando muito contra a maré.

ME VEJO VIVENDO UM DIA DE CASA VEZ, REPETINDO UM MONTE DE HOJE SEM SENTIDO E INFELIZ.

Penso como algumas pessoas superam seus limites e eu as admiro, mas confesso que aprendi a me adaptar aos meus. Quando penso em algo que me trava, ao invés de ir em frente e superar, recuo e vejo a melhor alternativa para continuar o que tenho que fazer sem ultrapassar meus medos... Covardia talvez, mas só eu e Deus sabemos o tanto que eu faço para viver bem comigo mesma aqui no Ceará.

NÃO HÁ UM SÓ DIA QUE EU NÃO QUEIRA IR EMBORA, E NÃO HÁ UM SÓ DIA QUE EU NÃO PERMANEÇA.

E o que mais me faz querer partir não é o salário atrasado, mas o fato de não ter paz comigo mesma. Sinto que meus medos me dominam: não vou ao banheiro de noite por medo de pererecas; não alugo um apt por medo de não poder pagar; não saio de N.R. por que não sei o que pode vir; não mudo para longe por causa de Mirian e Fábio e não volto para casa por medo do FRACASSO.

HÁ MUITA NOBREZA EM SE CONVIVER COM SEUS MEDOS, O QUE NÃO HÁ É FELICIDADE.

Sobrevivo dia após dia aqui por que tenho pessoas muito boas ao meu lado, mas a cada dia que passa me sinto mais triste, mais infeliz e com menos brilho. Todos os dias choro por tudo que deixei para trás, para viver essa DESVENTURA SOLITÁRIA; e choro pelo que pode vir pela frente. Hoje sinto que só tenho meu hoje.

NÃO VOU DIZER QUE NÃO FUI FELIZ AQUI, SÓ FUI INFELIZ MAIS DO QUE DEVERIA SER.

É impressionante como se vive na corda bamba quando estamos vulneráveis: uma PALAVRA, um GESTO, uma LEMBRANÇA é o suficiente para se ir do céu ao inferno (e vice-versa). Quando disse no início que vivo no meu limite, principalmente físico e psiquico, é porque realmente vivo na corda bamba: não almoço, só como besteira; emmeu quarto tem mais de 10 garrafas de água vazia, e só uma com 100 ml de água morna; não tenho ânimo para caminhar e sequer arrumo meu quarto.

Já tive gripe, alergia, sistite, prisão de ventre e diarreia aqui. Não ligo mais para cozinhar; não tenho televisão para assistir, nem computador para mexer. Mal converso com as pessoas que eu moro e sempre dobro meu horário de serviço por que não suporto a ideia de ter que ir para casa. A única coisa que me resta é meu telefone, sem o qual enlouqueceria.

Vivo frustrada porque não poderei tentar meu mestrado, apesar de meu projeto estar pronto e eu estar estudando. Me iludo todos os dias na expectativa de algo surgir e eu poder voltar para junto de quem eu amo.

ME SINTO FRACA TODOS OS DIAS, APESAR DE MANTER MINHA POSE DE FORTE.

Tenho Artur me esperando, mas tenho medo que o tempo e a distância faça perder o que sentimos; sinto angústia por não estar perto de minha família quando ela precisa de mim, nem perto das crianças as vendo crescer. Temo me distanciar demais dos amigos que deixei e isso atrapalhar nossa amizade.

Uma amiga me disse que quando entramos numa igreja pela 1º vez, devemos fazer um pedido. Ao entrar em uma, sabe o que eu pedi: que tudo desse certo daqui pra frente e que tudo isso valha a pena um dia. E que assim seja!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

A SECA QUE ASSOLA



O inverno cearense está chegando ao fim. Mas... que inverno???

Nem mesmo ao olhar do mais desapercebido foi possível disfarçar a falta de chuvas desse inverno. Eu sei, aqueles que acompanham o blog podem dizer: "mas Carol, você postou à 3 meses atrás que chovia todo dia!". Verdade, postei e realmente chovia. Porém, depois de muito conversar com os cearenses pude constatar uma coisa: aquelas chuvas não eram suficientes!

Para aqueles que não sabem (assim como eu não sabia) aqui só tem 2 estações no ano: inverno e verão, e elas pegam períodos contrários ao sudeste: de janeiro à meados de julho temos o inverno, com temperaturas altas mas mais amenas que o verão e constantes chuvas que deixam a vegetação verde, florida, os açudes cheios e o solo mais fértil; já o verão aqui é de final de julho à dezembro, com temperaturas altas, vegetação seca, solo árido e tempo seco, sem chuvas.

Mas como o Ceará é um lugar de muita diversidade, destaco que essa é uma situação do sertão, realidade que eu vivo. No litoral e nas serras as realidades são distintas e somente após essas observações pude perceber que aquelas chuvas diárias, que outrora destaquei neste mesmo blog, não foram suficientes para o que está por vir: 6 meses de seca!



Jà pude perceber ao ir nos fins de semana para a serra, visitar Mirian e Fábio, como a vegetação que há bem pouco tempo cintilava um verde brilhante, hoje já mostra os mais variados tons de cinza, com galhos a mostra e folhas cada vez mais raras. Os açudes já mostram suas margens ressecadas e a poeira não dá trégua. Imagens certamente corriqueiras aos sertanejos, mas ainda chocantes para mim, que vim de terras tão abundantes da mais límpida água (Pádua é conhecida como a Cidade das Águas). E quando exponho para alguém daqui minha angústia diante da seca, sempre ouço a mesma coisa: "MAS ESTA SÓ COMEÇANDO...". Alguns ainda completam: "SEMPRE FALTA ÁGUA"... outros amenizam: "LÁ PRA OUTUBRO COSTUMA DAR UMA CHUVA".

Fico pensando nos que ficarão sem água, e que serão MUITOS. E apesar de os determinantes da seca serem naturais, não podemos naturalizar a falta de água.
Só quem está aqui vendo a realidade, tem a dimensão do que são 1500 FAMÍLIAS (só neste município) que vivem da agricultura de SUBSISTÊNCIA terem suas plantações perdidas pela falta de chuva, enquanto apenas 80 famílias são contempladas com o Seguro Safra. E qual seria a solução??? Ampliação de políticas públicas! Precisamos de mais familias no Seguro Safra, de mais cistenas contruídas...



Agora, realidade diferente é quando chego na serra, aí a coisa muda!! Temperatura amena, vegetação verde, plantações, tempo úmido... Um oásis em meio ao sertão!!! Lá os frutos são bons, as cidades são floridas e a seca não castiga. Quanto ao litoral, não posso relatar, quase não conheço, mas sei que lá é bem mais tranquilo.

No mais, só podemos exclamar: "VIVA A DIVERSIDADE BRASILEIRA!".

sábado, 3 de julho de 2010

O Rio e o Ceará!


Que Ronaldo que nada, fenômeno mesmo aqui no Ceará é o Rio de Janeiro!!! Acho que de todos os cearenses que eu conheci até hoje, não há um que:
*Ainda não tenha morado no Rio;
*Não conheça o Rio ou/e
*Não tenha um parente no Rio!
E eu num to nem falando da high society cearense não!!! É TODO MUNDO! No hotel onde eu moro (isso mesmo, eu moro num hotel!) o dono do hotel já foi no rio, a recepcionista tem familia morando no Rio (e em Campos!), as camareiras do hotel já moraram no Rio. Chega até a ser engraçado, pq quando conversamos com alguém do Rio, raramente alguém diz assim: "ah, eu conheço o Ceará" ou "nossa, já fui 8x no ceara" rs rs rs. Não! A gente não ouve isso todo dia. Mas aqui é mt interessante, se eu estou fazendo a unha ou conversando com as amigas do trabalho, todo mundo comenta sobre o Rio, e com tanta propriedade que por vezes me peguei comentando com alguns cearenses os nomes de algumas ruas do Rio ou sobre um restaurante específico.
E não é só isso, existe um brilho nos olhos do cearense quando se fala sobre o Rio. Alguns comentam em tom de nostalgia o fato de terem deixado a Cidade Maravilhosa; outros dizem que não moram lá por nada, por causa da violência, mas toda férias estão lá... E quando eu falo que eu sou do Rio, parece até que sou mais bem tratada, rs rs rs. Fora a cara de espanto que eles fazem, afinal, é extremamente raro ver alguém fazendo o caminho contrário...

Com isso, pude perceber como a questão da migração para o sudeste é ainda tão forte, e não é para menos: com oportunidades de emprego limitados para aqueles que não possuem um alto grau de instrução e com salário baixos, e Ceará deixou de ser a melhor opção para quem quer melhorar de vida. Nem mesmo o valor de ficar na terra onde se nasceu e viveu a vida toda é capaz de sanar os desejos de se tentar a vida no sudeste. Alguns se dão bem, isso é fato. Mas para muitos as coisas acabam não sendo tão fáceis quando se vislumbrava, mas ainda assim se mantêm por lá.
E em meio a tudo isso, eis que me percebo "nadando contra a maré", engrossando a singela estatística de apenas 10% de migração sudeste-nordeste (insignificante perto dos 70% do nordeste-sudeste).
Enfim, a onda agora é ser "cearoca", rs rs.
Bjus a todos, mts saudds!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Culinária Nordestina

Panelada, sarapatel, baião-de-dois, carne-de-sol, jabá, jerimum... Alguma familiaridade???? Churrasco de carne de bode???? Cuscuz no café da manhã??? Como assim??? Isso mesmo, essas são algumas das iguarias nordestinas...

Existem coisas aqui que só se vendo se acredita... nunca me imaginei comendo tripa de boi como se fosse frango à passarinho!!!! Carne de carneiro então, aqui é mais comum que peixe em beira de praia. Confesso que ainda não me acostumei ao gosto fortíssimo de coentro em TODAS as comida, e de cominho então... Cheiro-verde aqui não é salsa e cebolinha, é COENTRO e cebolinha, rs rs rs.

Feijão preto aqui é raridade, tem sempre do carioquinha... e nunca vi tanta manteiga que esse povo coloca na comida! Legumes são sempre os mesmos: batata, cenoura, repolho... Se alguém achar couve, abóbora, inhame ou chuchu aqui, por favor, me conta, que vou lá comprar!

Mas o clássico aqui é comer cuscuz. Meu Pai do céu, aqui se come isso com tudo: frango, linguiça, sardinha, leite. Pra mim não tem gosto de nada, dispenso com facilidade... Tapioca aqui é muito comum, e eu adoro!!!!! Como no café da manhã, e sorrindo!

Caldo aqui tem em todo lugar, e é bem baratinho (em média R$ 1,00), mas não é igual ao nosso caldo verde, caldo de ervilha, mocotó, dobradinha, canjiquinha que encontramos por aí, não sei explicar bem como é, mas é diferente.

Mas honras têm que ser dadas aos sucos daqui. Esqueça esses refrescos de botequim que encontramos por aí, pura água e açúcar: suco aqui é da fruta e feito na hora!

Para os apreciadores de uma boa cachaça, aqui é o canal... tem uma que é típica do Piauí, e muito boa, se chama Mangueira, e as daqui do Ceará são bem artesanais, até cobra eles colocam dentro da garrafa. Eu dispenso, se já não gosto da cachaça pura, imagine com uma cobra dentro! Do Piauí também temos a cajuína, que é o puro líquido extraído do caju (não é suco não) totalmente natural e que não é alcoólica. Aqui se bebe como suco ou refrigerante.

Agora a rapadura... essa é rainha aqui! Você encontra em todo lugar, de todas as formas, tamanhos e cores imagináveis... é aperitivo depois das refeições.

Quanto às carnes aqui, só tenho a lamentar... a vigilância sanitária teria uma dia cheio se desse uma passada no interior do Ceará: carnes expostas, sem refrigeração, cheio de moscas... Um desconto se dá à carne-de-sol, essa é artesanalmente colocada no sol com bastante sal, e isso a mantém boa para ser consumida. De resto, eu só tenho a lamentar, mas ainda se encontra em alguns mercantis alguma carne refrigerada.

Dia desses aconteceu algo muito engraçado: a outra AS que trabalha comigo, chegou e me perguntou: “Carol, quer din-din??” Opa! Não pensei “claro ué!”, mas juto que não entendi o porque da pergunta dela e indaguei o que era din-din ali... Adivinhem??? Sacolé! Aff, e eu pensando que era dinheiro!!! Rs rs rs

Bom, por enquanto é só, afinal, ainda não experimentei a vasta culinária nordestina para poder falar sobre toda ela com propriedade...

Em breve postarei as fotos do fds M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O que passei em Parnaíba, litoral piauiense. Simplesmente lindo e perfeito. No orkut as fotos já estão disponíveis.

Bjus para todos e muuuuitas saudds

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Eita, chega 25 de dezembro, mas num chega dia 18 de maio... Aff, cansada de ficar sozinha!! Volta logo gente...

sábado, 8 de maio de 2010

"eu ando pelo mundo..."


Eu ando PELO MUNDO prestando atenção
Em cores que eu não sei o nome
Cores de Almodóvar
Cores de Frida Kahlo, cores
Passeio pelo ESCURO
Eu presto muita atenção no que meu IRMÃO ouve
E como uma segunda pele, um calo, uma casca,
Uma cápsula protetora
EU QUERO CHEGAR antes
Pra sinalizar o estar de CADA COISA
Filtrar seus graus
Eu ANDO PELO MUNDO divertindo gente
CHORANDO AO TELEFONE

E VENDO DOER A FOME NOS MENINOS QUE TÊM FOME



Pela janela do quarto
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
(quem é ela, quem é ela?)
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle



Eu ando pelo mundo
E os automóveis correm para quê?
AS CRIANÇAS CORREM PARA ONDE?
Transito entre dois lados de um lado
EU GOSTO DE OPOSTOS
Exponho o meu modo, me mostro
EU CANTO PRA QUEM?



Eu ando pelo mundo E MEUS AMIGOS, CADÊ?
Minha alegria, meu cansaço?
MEU AMOR CADÊ VOCÊ?
EU ACORDEI
NÃO TEM NINGUÉM AO LADO


quinta-feira, 6 de maio de 2010

OBSTÁCULOS DO CAMINHO...

BOM, COMO SEMPRE, ESTOU AQUI COMPARTILHANDO COM VCS MEU COTIDIANO...
DESDE O DIA 03/05 E ESTOU SOZINHA EM CASA, E CONFESSO QUE ISSO ME DEIXOU MEIO MALUCA, RS RS. QUEM ME CONHECE SABE QUE SOU UM SER SOCIAL E TOTALMENTE DEPENDENTE DA CONVIVÊNCIA COM OUTRAS PESSOAS. QUASE DEIXEI MINHA MÃE E ARTUR MALUCOS, PRINCIPALMENTE A RITA, PQ PEDI PELO AMOR DE DEUS PARA ELA VIR PARA CÁ FICAR ESSES DIAS COMIGO. MAS PASSADO O MOMENTO DE DESESPERO, AS COISAS PASSARAM A SE ENCAIXAR, COMECEI A TRABALHAR ONTEM, E ISSO CONSOME MINHA ENERGIA E MINHA OCIOSIDADE...

MAS POSSO DIZER PARA VOCÊS QUE AS COISAS AQUI NÃO SÃO TÃO FÁCEIS QUANTO IMAGINAMOS, SÓ QUEM ESTA AQUI(E SOZINHO)SABE QUE TUDO TOMA UMA PROPORÇÃO MUITO GRANDE: SE FICAMOS TRISTES OU ALGUMA COISA SAI DO CONTROLE, NÃO TEMOS EM QUEM NOS APOIAR; SE SENTIMOS SAUDADES, SABEMOS QUE AINDA FALTA MUITO PARA MATÁ-LA, E ISSO NOS FAZ PENSAR MUITO, REFLETIR SOBRE O QUE SE DEIXOU PARA TRÁS, O QUANTO VALE A PENA, E SE TUDO VAI DAR CERTO. E AO PENSAR NISSO, SE NÃO SE ESTIVER MUITO BEM CENTRADA E PREPARADA, PERDEU!!! SE PERDE O EIXO E AS ESTRIBEIRAS (RS, RS) E SE "JOGA A TOALHA" FÁCIL!

CLARO QUE TENHO A AGRADECER PQ TENHO 2 AMIGOS LINDOS, MARAVILHOSOS E FOFOS AQUI COMIGO, MIRIAN E FÁBIO (AMO VS QUERIDOS) E QUE SE NÃO FOSSE POR ELES EU NÃO ESTARIA AQUI, E QUE AINDA SEGURAM O TRANCO COMIGO (E COMO SEGURAM NÉ AMIGA?!) QUANDO AS COISAS SAEM DO EIXO, E POR TUDO ISSO SEREI GRATA ETERNAMENTE A ELES. MAS NÃO CHEGA AO TAMANHO DO AMOR DA FAMÍLIA E DO NOSSO AMOR... QUASE TUDO PERDE O SENTIDO QUANDO NÃO ESTAMOS PERTO DE QUEM A GENTE AMA: LUGARES BONITOS NÃO SÃO TÃO BONITOS, COMIDA BOA NÃO TEM O MESMO GOSTO, A DIVERSÃO É INCOMPLETA... A ÚNICA COISA QUE NÃO SE PERDE É VONTADE DE SEGUIR EM FRENTE PARA SE VENCER, PQ A GENTE SABE NO FINAL QUE TEREMOS COM QUEM COMEMORAR...

É ESSA MENSAGEM QUE HOJE QUERO DEIXAR PARA VOCÊS... DÊEM VALOR AO QUE VCS TÊM AO LADO DE VCS, PQ QUANDO SE PERDE... NEM TUDO PODE SER RECUPERADO!!!

QUANTO AO TRABALHO QUERIDOS... ESTOU ADORANDO!!!! AS PERSPECTIVAS SÃO AS MELHORES, EQUIPE É ÓTIMA E O ENTUSIAMO ESTÁ LÁ EM CIMA. REZEM POR MIM, E PARA QUE TUDO DE CERTO.

MUITAS SAUDADES E AMO TODOS VCS

segunda-feira, 3 de maio de 2010

HOJE MEU POST É DE REFLEXÃO...

"A vida é muito curta para acordar com arrependimentos.
Ame as pessoas que te tratam bem.
Ame, também, àqueles que não, só porque você Pode.
Acredite que tudo acontece por uma razão.
Se tiver uma segunda chance, agarre com as duas mãos.
Se isso mudar sua vida, deixe acontecer.

Perdoe rápido.
Deus nunca disse que a vida seria fácil.
Ele simplesmente prometeu que valeria a pena."

MUITAS SAUDADES DE TODOS...

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Turismo em Ipueiras.

Pra quem não sabe, Ipueiras tem um Cristo. Isso mesmo!!! Esses no melhor estilo "Cristo Redentor". É um dos pontos turísticos daqui (ou será o único?!) e num belo sábado de sol, eu e cláudia animadíssimas, e estimuladas por uma semana regada à muita malhação (já perdi 2 kg!!!!) resolvemos subir o Cristo e desfrutar da paisagem ipueirense, e é claro, eu não poderia deixar de mostrar a vcs mais essa experiência. Vcs poderão observar nas fotos como a cidade de Ipueiras é vista do alto, e vão ver também, que por causa das chuvas que eu destaquei no post anterior, toda a vegetação está perfeitamente verde, fato que não é comum na maioria do ano... Ao fundo de algumas fotos vcs verão a serra, que é da microrregião de Tianguá. Tive a oportunidade de ir neste fds (24/04) para lá, na cidade de São Benedito, acompanhando fábio e mirian na pós-graduação deles (até assisti aula) e em breve colocarei as poucas fotos que tirei lá, mas já posso adiantar que é lindo! Jamais imaginei, na minha mera existência por esse mundo, que houvesse serra e frio em pleno Ceará!! Mas voltando ao meu passei no Cristo de Ipueiras, em uma das fotos vcs verão o açude (que eu chamo carinhosamente de laguinho) pelo qual eu caminho todos os dias, uma gracinha (acho q esse tb pode ser considerado um ponto turístico de ipueiras!). Enfim, compartilho com vcs mas essa experiência e em breve aguardem mais post's. Muitas saudds dos amigos, parentes, vizinhos, gatos, cachorros e periquitos... Bjus















segunda-feira, 19 de abril de 2010

Notas Sobre o Clima


Gente, essa foto vai para quem imagina que no nordeste não chove!! Rs, rs, rs... Tudo bem, eu sei que aqui, o Ceará, é conhecido como a "a terra do sol" e isso eu realmente confirmo, mas há um mito sobre a chuva, como se aqui nunca chovesse ou fosse muito escasso. De fato, tenho que ressaltar que existem épocas do ano em que quase não se chove, e que curiosamente é exatamente a mesma época das cheias no sudeste. A partir do mês de abril, até setembro (lógico, com alguns períodos de pico) é que aqui se tem os maiores períodos de chuva. E também, as oscilações de tempo são constantes: pode-se acordar com sol, 20 minutos depois chover, abrir um sol lindo logo após e assim por diante. Pra se ter uma idéia, desde que cheguei, choveu todos os dias!!! Logicamente não foram aquelas chuvas que mais parecem que o mundo vai acabar em água, como acontece muito no Rio, mas com uma alternância de intensidade, tivemos um pouco de água aqui. Porém, não são suficientes para manter algumas regiões abastecidas, ou os rios e córregos cheios, mas não se tem um cenário de seca... pelo menos não aqui. E como já cantava Luiz Gonzaga...


"Oh! Deus, perdoe esse pobre coitado, que de joelhos rezou um bocado, pedindo pra chuva cair, cair sem parar.

Oh! Deus será que o senhor se zangou, e é só por isso que o sol se arretirou, fazendo cair toda chuva que há .

Oh! Senhor, pedi pro sol se esconder um pouquinho, pedi pra chover, mas chover de mansinho, pra ver se nascia uma planta, uma planta no chão.

Oh! Meu Deus, se eu não rezei direito, a culpa é do sujeito, desse pobre que nem sabe fazer a oração.

Meu Deus, perdoe encher meus olhos d'água, e ter-lhe pedido cheio de mágoa, pro sol inclemente, se arretirar, retirar.

Desculpe, pedir a toda hora, pra chegar o inverno e agora, o inferno queima o meu humilde Ceará."

bjus a todos... mts saudds

quinta-feira, 15 de abril de 2010










E lá se vão 12 dias... desde o dia 03/04, cá estou eu, em pleno sertão nordestino, na “sagatiba”, como diria Seu Jorge... Mas já sinto um pouco do gosto de “dever cumprido”. Aos que ainda não sabem, estou nas finalizações de um processo seletivo, na prefeitura de Nova Russas, bem aqui do ladinho de Ipueiras, e estou muito otimista quanto a isso... Conseguir um emprego com 15 dias no nordeste era algo impensável, ainda mais se comparado com as possibilidades do Rio.
Nova Russas é uma cidade que fica há 30 km de Ipueiras, e apesar de ter menos habitantes, sua população é concentrada na sede, o que acaba a caracterizando uma cidade mais desenvolvida que Ipueiras. Tenho que destacar a receptividade da cidade, excelente, realmente um povo muito acolhedor, adjetivo que é atribuído ao povo novarussense. Declaro-me extremante empolgada com a oportunidade, já que é para de trabalhar em um novo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que está sendo implementado no município, e se tornar pioneira é uma nova experiência é algo muito relevante, já que as possibilidades podem ser inúmeras de se desenvolver um trabalho comprometido. Realmente posso dizer a vcs que estou muito feliz...
Contudo, não posso deixar de falar da saudade de tudo que deixei (momentaneamente) para trás. A cada minuto me vem na cabeça lembranças da família, dos amigos, do noivo... sempre me pego parada em alguma lembrança boa, algum evento passado ou situação engraçada que me remete a eles... Outro dia me lembrei de Gustavo, meu lindo afilhado de 1 aninho, e confesso a vocês que até pude sentir o cheiro dele. Penso todos os dias em como será duro para mim, se acontecer de eu chegar em Pádua e ele não me reconhecer... é um preço a se pagar.
Com a família não é diferente. Falo todos os dias com meus pais (sagrado TIM Infinity pré!!!!!) e eles sabem de todo meu dia a dia. Com Artur não é diferente. Aliás, Artur tem um papel imprescindível nessa minha caminhada, sendo meu chão, minha base. Agora percebo que companheirismo não está somente ligado à companhia. Ser companheiro é ir muito além disso, sabendo entender que muitas vezes é nossa liberdade que nos prende. Muitas saudades dos amigos de Pádua, de campos... ai, momento nostalgia.
Vamos pular esta parte, momentos de nostalgia podem desencadear sintomas de choro e depressão momentânea, rs, rs, rs.
Nessa postagem trago fotos para vocês... algumas do município de Ipueiras, outras de Nova Russas. Mas o mais legal são as fotos do trajeto que fiz de uma cidade para outra. Foi inevitável, e eu e Mirian tivemos que pegar um “pau-de-arara” básico para chegar. A D20 aqui é um dos principais meios de transporte (totalmente informal, o professor Hernán desenvolveria um ótimo projeto de pesquisa sobre isso aqui) entre os municípios vizinhos, seguido (numa enorme desvantagem) dos ônibus de linha, que são um pouco limitados...
Posso dizer pra vcs: caramba, foi incrível!! Mas não pela viagem em si, pq é até bem desconfortável e nem nosso status de “doutoras” nos livrou de viajar na carroceria da D20, mas pela sensação de estar vivendo algo diferente. Pareceu uma aventura, a lá “Indiana Jones”, rs, rs, rs. Só tirei fotos de dentro da cabine, então vou ficar devendo fotos de como é a D20, olhando de fora. Mas em breve eu posto, inclusive, contando como foi minha visita à Fortaleza. Como sempre, tudo comigo se torna um evento!
Bom, vou ficando por aqui, pq apesar de ser uma assistente social, aventureira e bloggueira, ainda sou uma pobre mortal que tem que fazer o almoço e arrumar a casa. Bjus e mts saudds de todos que amo.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

"deixe estar, que o que for pra ser vigora..."

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Um olhar inicial...

Aos amigos que por aqui vão me acompanhar, compartilho essa nova experiência que vivo: mudar para o Ceará!
Confesso que para se fazer o que eu fiz, necessita-se de muita coragem, e uma dose extra de disposição, contudo, não me arrependo. Pelo menos não ainda, rs. De inícío, minha primeira observação, ainda do alto do avião foi: "nossa, que lugar lindo!!!" O dia estava claro, e o céu estava limpo, e comprovei o que muitos já falavam: o litoral nordestino é maravilhoso. Essa realidade logo mudou, já que a cidade na qual estou, Ipueiras, fica a 300 km de Fortaleza, já na divisa com o Piauí. Nada que meras 6 horas de ônibus não resolvessem... Tomei algumas precauções antes de vir para cá, e não dei nenhum tiro no escuro: estou na casa de amigos de longa data, que também são do Rio e assistentes sociais, e que vieram com o mesmo propósito, conseguir um emprego em nossa área. É realmente lamentável ter que sair de nosso estado, de perto da família, amigos e cultura para se conseguir algo, ou um mínimo de valorização profissional. Nessa questão, não tenho muito o que elogiar o Rio. Baixos salários, poucas oportunidades e muuuuita politicagem. Não se valoriza mais o profissional, não importa se ele fez faculdade pública ou não, se ele fez pós ou não, se teve monitoria, iniciação científica ou não... o que importa é quem o indica. Em tempos de ensino à distância e faculdades de esquina, isso se torna ainda mais problemático. Penso diariamente sobre quando tudo isso vai mudar, toda essa questão mercadológica, e o que estamos fazendo para isso mudar...
Bom, mas retornando ao pensamento inicial, Ipueiras parace um pouco com Pádua, minha cidade natal, só que nos anos 70: pequena, sem asfalto (mais algo parecido com um paralelepípido), comércio básico, sem indústrias, predominantemente rural(nossa, tem tanta cabra aqui!) e... pobre. O emprego é escasso, e muitas vezes voltado para atividades domésticas e primárias, ou voltado para a zona rural. No total o município tem quase 40 mil habitantes e mais de 60% desses está na zona rural, e quem aqui ganha 1 salário mínimo vive "tranquilo". O ensino superior aqui é muito valorizado, somos "doutores"! E as vagas para certas áreas até sobram... mas isso já esta mudando! Muitos estão descobrindo o "eldorado" cearense e migrando em busca de boas oportunidades, o que ironicamente nos remete a um passado não muito distante, quando o nordestino ia para o sul, tentar a vida na "cidade grande". Aqui na cidade a maioria dos profissionais são de outros estados... na casa onde moro somos 3 assistentes sociais do interior Rio, uma de Natal e um psicólogo de Teresina
Os salários não são extraordinários, não para assistentes sociais, mas são mais altos que os do sudeste e com uma vantagem: custo de vida beeeem baixo. Um exemplo: casa com garagem, 3 quartos, 2 banheiros, bom acabemento, etc... 300,00!!! Isso seria impensável no Rio, até mesmo no interior. Seria no mínimo o dobro!!
A cultura aqui também é bem diversa, andar de pau-de-arara e dormir em rede é normal... ouvir forró e fazer seresta é o lazer... quanto a isso, dispenso: prefiro dormir em cama, andar de ônibus e ouvir Maria Bethânia!!!
E é sob este olhar inicial que me apóio no momento, afinal, estou aqui há apenas 1 semana, e maiores conclusões seria precipição... em breve, trarei mais noticias da "terra do sol". bjs e mts saudds de tudo e de todos.